Nosso futuro é indefinido, nossos caminhos são secretos e de uma coisa temos certeza, queremos evoluir constantemente. Este é um ensaio do vinho Indefinido, lançamento da Marzarotto Vinhos e Espumantes que traduz a paixão da enóloga Janaína Massarotto pelo mundo dos vinhos e também destaca sua trajetória – sempre em evolução, bem como este vinho.
O Indefinido é um dos vinhos mais expressivos da Marzarotto, elaborado a partir de safras e varietais secretos, em edição limitada de apenas 120 garrafas numeradas. Um vinho de reserva, que marca uma nova fase da vinícola, onde os vinhos superiores ganham notoriedade. O lançamento apresenta um rótulo tão expressivo quanto o conteúdo de sua garrafa. O encontro entre duas pessoas, entre amores nas mais diversas formas, entre convivências, entre vidas. Uma intenção impressa em indefinição de estigmas e convicção de indenidade em taça.
E tanta riqueza em bebida e significado não poderia deixar de ser acompanhada de uma embalagem que é sinônimo de cuidado e elegância. Literalmente, um porta-joias. Uma caixa de madeira exclusiva, toda revestida em couro e com interior em veludo, que traduz o zelo da enóloga em cada detalhe.
Janaína adianta que o Indefinido é um vinho que irá mudar conceitos e nos fazer lembrar que, por muitas vezes, ficamos inseguros quanto ao caminho a percorrer, mas temos sempre a certeza que buscamos crescer, nos transformar e prosperar. “A enologia sempre foi minha paixão, mas nem sempre tive certeza disso. Esta garrafa tem dentro dela meu retrato de vida, é viva. Tem meu sonho, meu trabalho, minhas lágrimas, anseios, alegrias, conquistas e o mais importante, o que fez este vinho nascer: uma paixão inesperada e indefinida”, revela a enóloga.
Vinificação secreta
A vinificação do Indefinido é privada e revela-se que este é um vinho tinto com passagem por carvalho francês, obtido a partir do assemblage dos melhores vinhos da vinícola, resultados de safras icônicas. Revela plenitude no paladar, onde expressa toda sua elegância. “Pelos cortes feitos neste vinho minha história se apresenta. São os melhores tintos já elaborados por mim até hoje, inclusive quando ainda vinificava com meu pai”, adianta Janaína.
Por essa maturidade de cortes, o Indefinido assina uma nova fase para a Marzarotto, abrindo uma temporada de rótulos premium, com características barricadas, espumantes no método Champenoise e assim por diante. “Uma fase de vinhos superiores que chega para complementar as linhas que hoje já encantam consumidores. Também é um rótulo voltado para o consumidor final, que já se identifica com os encontros proporcionados pela Marzarotto”, complementa Janaína.
O Indefinido pode ser um vinho de guarda, característica indicada pela sua cápsula de cera. Mantido em condições adequadas para sua plena evolução, tem guarda de até 10 anos.
As características
O Indefinido tem visual límpido, brilhante e de intensa coloração rubi, com lágrimas acentuadas. No olfato, a personalidade deste vinho revela-se a partir da delicadeza e da sutileza entre as notas provenientes do carvalho francês e os aromas mais frutados provenientes das uvas, resultando em um aroma complexo e sofisticado. As nuances iniciais de frutas secas, baunilha e chocolate, reúnem-se aos delicados toques de frutas maduras como cereja e ameixa. Boa evolução em taça, revelando nota sútil defumada, como café.
Em boca, personalidade de envolvente estrutura, alicerçada por taninos presentes e madeira marcante, perfeitamente equilibrados com a boa acidez. Um vinho harmônico do visual ao paladar.